Google
 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Mercado de Opções

Amanhã entrarei num tema pouco explorado aqui no blog: as opções.

Desde que começei a operar no mercado de ações escuto falar sobre as opções.
Tudo que eu ouvia era que opções viravam pó, que eu perderia todo meu dinheiro, que opção era jogo de casino.
Não julgo o pensamento dessas pessoas, na verdade concordo que é um tipo de operação de alto risco. O que aprendi nesse último ano é que as opções podem ser usadas em seu favor, como forma de protejer sua carteira de ações, e nao apenas como especulação.

Amanhã vou falar um pouco mais sobre o Lançamento Coberto de Opções.

Por hora, fica a definição do wikipedia sobre o mercado de opções.


" Mercado de opções é o mercado onde se negociam opções, que são instrumentos financeiros utilizados no mercado de capitais. Uma opção confere, ao titular, o direito (e não obrigação) de comprar ou de vender um determinado ativo (ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado.

As opções são instrumentos financeiros derivativos. Isto significa que o valor de uma opção e suas características de negociação estão ligadas a um ativo adjacente. Por exemplo, uma opção da PETROBRAS PN está ligada ao direito de compra ou venda do ativo PETROBRAS PN (PETR4).

O ativo ao qual a opção está sendo negociada pode ser um ação, um índice, um contrato futuro, uma letra do tesouro, uma commodity, etc.

Embora seja um instrumento de controle de risco e hedge o investimento em opções exige perfeita compreensão dos fundamentos e planejamento estratégico sob pena de graves prejuízos.

O investidor que conhecer os fundamentos das opções, terá um meio efetivo de lidar com o risco pois passará a ter a sua disposição uma grande variedade de escolhas diferentes de investimentos."

Nenhum comentário: