Google
 

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As Construtoras e a Baixa-Renda




No começo do ano foi lançado pelo governo o pacote de estímulo à construção de moradias de baixa renda chamado "Minha Casa Minha Vida". O objetivo do programa era "Construir 1 milhão de casas."

Pois bem.

Após esse anúncio houve uma grande migração das ofertas de imóveis para as faixas de preço elegíveis ao programa, que financia a produção (construção), o cliente final e muitas vezes até o terreno onde será construído o empreendimento.

Estimuladas pela fortíssima demanda criada pelo incentivo governamental, inúmeras construtoras e incorporadoras migraram seu foco, que durante anos foi as classes média e alta, para as moradias populares.

As empresas listadas em bolsa apresentaram balanços muito bons no primeiro trimestre de 2009 e melhores ainda no segundo trimestre. Praticamente todos os resultados foram relacionados às vendas dos lançamentos recentes ocasionados pelo pacote.

Normalmente esses lançamentos ocorrem, fazem-se as vendas dos apartamentos (na planta) e só após um período de 3 a 6 meses inicia-se a construção do empreendimento.

Aí é onde mora o problema.

A construção de prédios para baixa renda está longe de ser algo simples, ela tem de ser extremamente barata e enxuta.

Trabalho no mercado imobiliário há algum tempo, e sei bem o estrago que um custo de construção mal calculado pode fazer no resultado de um projeto.

Com margens de lucro pequenas os gestores têm pouco poder de “manobra” caso algo de errado. Qualquer erro pode ser fatal.

Alarme!

Em minha opinião existe um grande risco de construtoras/incorporadoras, que não possuem experiência neste tipo de segmento, errarem e errarem feio nas previsões de custo da construção.

E como existe um delay entre a venda das unidades e o início da construção esses riscos são muitas vezes esquecidos pelo mercado, que tende a olhar apenas as vendas contratadas no período analisado.

Não estou querendo ser catastrófico, e até torço para estar errado, mas acho que muita gente vai quebrar a cara nessa empreitada.

Para não me alongar ainda mais, acredito que apenas 3 ou 4 empresas tem know-how suficiente para construir tão barato, entre elas Tenda e MRV.


Ufa! Acho que é isso. Queria compartilhar o meu receio diante de tanta euforia no mercado de construção.

É bom ficarmos de olho nos próximos resultados das empresas.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

Bons Negócios e boa semana!

Nenhum comentário: