Google
 

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sensação Estranha

É pessoal, não sei muito bem o que significa essa minha sensação mas algo me diz que teremos um bom período de HomeBrokers com as telas vermelhinhas.

Algumas coisas me fazem acreditar que vem queda por aí.

Há mais ou menos 4 meses atrás o mundo vivia um colapso total, estavam todos desesperados com o futuro da economia mundial, e considerando a bolsa o pior investimento possível.
Hoje já começo a ver de novo pela internet uma porção de corretoras indicando compra de papéis, carteiras recomendadas, preços-alvo etc. coisas estas que não foram vistas durante o auge da crise.

Começo a ver também alguns IPO´s de volta ao mercado. Foi o caso de Visanet, BR Malls, e algumas ofertas secundárias como a da Hypermarcas.
Já dizia o mestre Benjamim Graham: "Os IPO´s são um sinal bastante confiável de perigo iminente!".
Acho que dispensa explicações.

Se uma empresa vende suas ações ela provavelmente vai vender a ação por um preço mais caro do que ela vale, nunca por um preço mais barato. Por isso os IPO´s só acontecem em momentos em que o mercado está otimista.

Além disso, acho que essa subida de 50% do ibovespa esse ano é um tanto exagerada.
E isso me dá muito medo. A última vez que vi o mercado subir com tanta intensidade foi na época do Investiment Grade, e todos sabemos o que veio depois.

Não tenho tanta experiência de mercado (3 anos), mas uma coisa que sempre ouvi dos macacos-velhos de mercado é que quando estão todos otimistas com o futuro você deve desconfiar.

Outra coisa que me deixa preocupado é a quantidade de dinheiro que os governos, especialmente o americano, gastaram com incentivos à economia.
Não sei muito bem como foram as negociações mas acho que eles terão problema mais na frente para pagar essa conta. Talvez tenham que imprimir mais moeda, injetar mais dinheiro na economia, o que pode gerar inflação.....mas acho que isso é assunto para outro post.

Tamanha é minha desconfiança quanto ao rumo do mercado, que o clube de investimentos que administro está com mais de 50% do patrimônio em caixa. Não consigo enxergar oportunidades, para mim a bolsa está toda cara.

Enfim, é algo para se pensar. Eu particularmente gosto de mercados de baixa, pois é aí que surgem grandes oportunidades de compra de empresas a preços de banana.


Bons Negócios

Nenhum comentário: