Google
 

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As Construtoras e a Baixa-Renda




No começo do ano foi lançado pelo governo o pacote de estímulo à construção de moradias de baixa renda chamado "Minha Casa Minha Vida". O objetivo do programa era "Construir 1 milhão de casas."

Pois bem.

Após esse anúncio houve uma grande migração das ofertas de imóveis para as faixas de preço elegíveis ao programa, que financia a produção (construção), o cliente final e muitas vezes até o terreno onde será construído o empreendimento.

Estimuladas pela fortíssima demanda criada pelo incentivo governamental, inúmeras construtoras e incorporadoras migraram seu foco, que durante anos foi as classes média e alta, para as moradias populares.

As empresas listadas em bolsa apresentaram balanços muito bons no primeiro trimestre de 2009 e melhores ainda no segundo trimestre. Praticamente todos os resultados foram relacionados às vendas dos lançamentos recentes ocasionados pelo pacote.

Normalmente esses lançamentos ocorrem, fazem-se as vendas dos apartamentos (na planta) e só após um período de 3 a 6 meses inicia-se a construção do empreendimento.

Aí é onde mora o problema.

A construção de prédios para baixa renda está longe de ser algo simples, ela tem de ser extremamente barata e enxuta.

Trabalho no mercado imobiliário há algum tempo, e sei bem o estrago que um custo de construção mal calculado pode fazer no resultado de um projeto.

Com margens de lucro pequenas os gestores têm pouco poder de “manobra” caso algo de errado. Qualquer erro pode ser fatal.

Alarme!

Em minha opinião existe um grande risco de construtoras/incorporadoras, que não possuem experiência neste tipo de segmento, errarem e errarem feio nas previsões de custo da construção.

E como existe um delay entre a venda das unidades e o início da construção esses riscos são muitas vezes esquecidos pelo mercado, que tende a olhar apenas as vendas contratadas no período analisado.

Não estou querendo ser catastrófico, e até torço para estar errado, mas acho que muita gente vai quebrar a cara nessa empreitada.

Para não me alongar ainda mais, acredito que apenas 3 ou 4 empresas tem know-how suficiente para construir tão barato, entre elas Tenda e MRV.


Ufa! Acho que é isso. Queria compartilhar o meu receio diante de tanta euforia no mercado de construção.

É bom ficarmos de olho nos próximos resultados das empresas.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

Bons Negócios e boa semana!

sábado, 22 de agosto de 2009

Hyperinflation Nation Part 3/3

Terceira parte.
Não encontrei legenda desta parte, desculpem.

Hyperinflation Nation Legendado 2/3

Segunda parte também com legenda.

Hyperinflation Nation Legendado 1/3

Primeira Parte Legendada.

EUA e a Hiper Inflação

Pessoal,

Navegando pela internet esses dias assisti a um documentário que fala sobre a possibilidade de enfrentarmos uma Hiper Inflação nos EUA, devido aos gastos públicos com resgate ao mercado financeiro.

Achei o video acima de tudo bastante educativo, pois mostra varias relações de causa-consequencia no mercado, os impactos que podem ser causados por uma determinada ação etc.

Concordo que o video é muito catastrófico e exagerado, mas seus argumentos têm bastante fundamento, valendo a pena uma reflexão sobre o assunto.

Vamos à ele, depois me digam o que acharam.


Bons Negócios

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sensação Estranha

É pessoal, não sei muito bem o que significa essa minha sensação mas algo me diz que teremos um bom período de HomeBrokers com as telas vermelhinhas.

Algumas coisas me fazem acreditar que vem queda por aí.

Há mais ou menos 4 meses atrás o mundo vivia um colapso total, estavam todos desesperados com o futuro da economia mundial, e considerando a bolsa o pior investimento possível.
Hoje já começo a ver de novo pela internet uma porção de corretoras indicando compra de papéis, carteiras recomendadas, preços-alvo etc. coisas estas que não foram vistas durante o auge da crise.

Começo a ver também alguns IPO´s de volta ao mercado. Foi o caso de Visanet, BR Malls, e algumas ofertas secundárias como a da Hypermarcas.
Já dizia o mestre Benjamim Graham: "Os IPO´s são um sinal bastante confiável de perigo iminente!".
Acho que dispensa explicações.

Se uma empresa vende suas ações ela provavelmente vai vender a ação por um preço mais caro do que ela vale, nunca por um preço mais barato. Por isso os IPO´s só acontecem em momentos em que o mercado está otimista.

Além disso, acho que essa subida de 50% do ibovespa esse ano é um tanto exagerada.
E isso me dá muito medo. A última vez que vi o mercado subir com tanta intensidade foi na época do Investiment Grade, e todos sabemos o que veio depois.

Não tenho tanta experiência de mercado (3 anos), mas uma coisa que sempre ouvi dos macacos-velhos de mercado é que quando estão todos otimistas com o futuro você deve desconfiar.

Outra coisa que me deixa preocupado é a quantidade de dinheiro que os governos, especialmente o americano, gastaram com incentivos à economia.
Não sei muito bem como foram as negociações mas acho que eles terão problema mais na frente para pagar essa conta. Talvez tenham que imprimir mais moeda, injetar mais dinheiro na economia, o que pode gerar inflação.....mas acho que isso é assunto para outro post.

Tamanha é minha desconfiança quanto ao rumo do mercado, que o clube de investimentos que administro está com mais de 50% do patrimônio em caixa. Não consigo enxergar oportunidades, para mim a bolsa está toda cara.

Enfim, é algo para se pensar. Eu particularmente gosto de mercados de baixa, pois é aí que surgem grandes oportunidades de compra de empresas a preços de banana.


Bons Negócios