Google
 

segunda-feira, 26 de março de 2007

As 11 Regras para Escolha de Ações

Achei esse texto numa comunidade do orkut e achei bem interessante. Reflete bem alguns pontos básicos dos investimentos em ações. Vamos à ele !

----------------------------------------------------------------------------------

O Que é Essa Pequena Coisa Chamada Ação?

Regra N. º 1 – Quando compramos uma ação, estamos na realidade comprando um negócio público (o que não deixa de ser um negócio, é claro). Antes de definirmos as quatro dimensões da análise fundamentalista, existem algumas coisas que deveríamos conhecer primeiro. O nosso principal objetivo é avaliar uma companhia negociada publicamente. As palavras ações e negócio são sinônimos para nós. Não existe qualquer diferença na metodologia empregada para avaliação da ação de uma empresa e de toda a empresa. O nosso lema é: “investir em um negócio como se fossemos os donos”.


Não importa se estamos comprando a empresa toda ou apenas algumas ações. Raciocinar como se estivéssemos comprando o negócio todo requer o mesmo raciocínio e disciplina necessários em qualquer outro investimento. Se estivermos realmente dispostos a comprar uma empresa, devemos prestar bastante atenção ao preço oferecido, a qualidade do negócio, saber se a área em que ela atua está dentro do nosso círculo de competência e, certamente, por quanto tempo vamos querer ser donos desse empreendimento. Em suma, vamos querer saber tudo sobre o que chamamos das Quatro Dimensões da Análise Fundamentalista: avaliação, qualidade, conhecimento e tempo.

Avaliação: O Preço Pago Em Relação À Receita Gerada.



Regra Nº2: Quando compramos um negócio, o preço pago deve ser proporcional ao dinheiro que esperamos que a companhia irá gerar em nosso benefício no futuro.

Regra Nº3: Contexto, contexto, contexto. É muito importante entender o modelo econômico da companhia. Primeiro em relação a si própria, depois em relação a seus concorrentes e, por fim, em relação ao ambiente econômico como um todo.

Regra Nº4: A avaliação é feita em cima de retornos futuros esperados.



Qualidade: Uma Medida De Excelência



Regra n. º5: Porcarias baratas continuam sendo porcarias.

Regra n. º 6: Excesso de retorno vem da compra de negócios de qualidade superior a preços razoáveis.

Regra n. º 7: Excesso de retorno de alto risco vem da aquisição de curto prazo de negócios de qualidade duvidosa a preços elevados.


Profundidade De Conhecimento: O Círculo Da Competência.



Regra N. º8: Compre aquilo que você realmente entende.

Regra N. º9: Não compre aquilo que você entende apenas superficialmente ou tudo àquilo que aparece na sua frente. Você irá, quase que certamente, perder dinheiro e conseguir um retorno abaixo do mercado.


Tempo: O Árbitro Máximo dos Retornos.



Regra n. º 10: Compare os retornos passados com os futuros em uma unidade de medida consistente.

Regra n. º 11: O tempo corrige muito, mas não todos os erros de avaliação.

(texto completo no site http://br.geocities.com/sergiorn/onze.htm )
----------------------------------------------------------------------


Bons Negócios!

Nenhum comentário: