Google
 

quarta-feira, 21 de março de 2007

Clubes de Investimento - Quais as Vantagens ?


Quando vejo esse aquecimento da bolsa trazendo milhares de novos investidores, fico bastante preocupado. Na maioria das vezes, estes investidores não entendem nada do assunto e acham que bolsa é dinheiro fácil.

É assim que as pessoas perdem dinheiro, achando que o investimento é fácil, que é só comprar as Blue Chips que seu dinheiro vai render.

Investir em ações requer muito estudo e dedicação, e por isso que resolvi criar uma série de posts "educativos".

----------------------------------------------------------------------------------


Estive navegando na internet a procura de informações úteis para o blog, quando me deparei com uma matéria muito boa. Ela é simples, porém muito informativa.

Encontrei-a no blog Mercado em Ação, e seu autor, Ramon, me permitiu posta-la aqui.


Vamos à matéria então


----------------------------------------------------------------------------------


Clubes de Investimento


Os principais problemas que os iniciantes encontram ao operar com as corretoras são: valor mínimo para operar elevado, custo das operações, dificuldade para acompanhar os resultados e falta de conhecimento aprofundado do assunto.


Para quem tem valores superiores a R$ 100 mil, várias corretoras disponibilizam um serviço de administração da carteira, onde eles ficam responsáveis por comprar e vender as ações do cliente.


Entretanto, como nem todos dispõem de uma quantia elevada como essa, uma boa alternativa é entrar em um Clube de Investimento.


Os Clubes de Investimento apresentam uma série de vantagens em relação aos Fundos de Investimentos, oferecidos pelos bancos:



  • Custo mais baixo: Com menos exigências de controles, os custos dos clubes são reduzidos. A manutenção também é barata e simples. Além disso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regulamenta e audita as operações de mercados de capitais no Brasil, exerce um bom controle sobre operações dos clubes, exigindo que o administrador seja um profissional certificado e com no mínimo 5 anos de experiência, o que diminui a possibilidade de erros e fraudes;



  • Acessibilidade: Qualquer pessoa pode aplicar, mesmo que não tenha grandes recursos (muito exigem como aplicação mínima R$ 100,00), através de um clube de investimento. O número mínimo de participantes é três e o máximo 150. Uma única ressalva, clubes que exigem valores muito baixos para aplicação cobram taxas de administração mais altas (até 4% ao ano sobre o rendimento). Avalie sempre os valores cobrados (vão de 0,5% a 4% ao ano).



  • Tranqüilidade: Aplicando-se em clubes, cria-se o hábito de investir mensalmente. Dessa forma, esses investidores conseguem fazer com que suas aplicações mantenham-se teoricamente na média, o que é importante quando não é possível prever o melhor momento de investir. Além disso, muitos não tem tempo de acompanhar o mercado e querem apenas deixar o dinheiro rendendo por um bom período.



  • Diversificação : Outra vantagem é que com um volume maior, originado pela soma dos recursos de cada integrante do Clube, é possível diversificar a carteira de ativos, investindo em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.



  • Participação direta: Os Clubes de Investimento permitem, em princípio, que os envolvidos participem diretamente da sua gestão, o que, embora demande tempo e exija uma certa disciplina, constitui excelente forma de aprender como funciona o mercado. Essa pode ser uma excelente forma de analisar como os melhores atuam antes de se arriscar em vôos solo.


Outra vantagem em aplicar através dos Clubes de Investimento é a simplificação da tributação: já vi muita gente desistir da bolsa devido a (relativa) complexidade do cálculo do Imposto de Renda que deve ser pago mensalmente por quem opera diretamente. No caso dos clubes, a responsabilidade pelo cálculo e a retenção do imposto a pagar é do administrador do mesmo.


E, o mais importante de tudo: peça para que apresentem um demonstrativo mensal da rentabilidade do fundo nos últimos 3 anos e compare com o iBovespa do mesmo período. Se estiver abaixo do índice, descarte-o imediatamente, pois esses clubes geralmente ultrapassam em muito o iBovespa.


Para finalizar: converse pessoalmente com o administrador e peça para que ele explique a estratégia do clube de curto, médio e longo prazo. É fundamental sentir-se seguro com ele, pois estará administrando o seu "suado dinheirinho".


----------------------------------------------------------------------------------


Clubes de Investimento podem ser uma boa pra quem está começando !!



Bons Negócios

Um comentário:

Iti disse...

Ola,

só para esclarecer, os clubes de investimentos, assim como os fundos de investimentos, possuem a taxa de administração (de em média 2%) calculada sobre o PATRIMÔNIO LÍQUIDO, e não sobre o rendimento.

A taxa de performance (que em média fica em torno de 20%) é sobre o que o produto rendeu ACIMA de um benchmark (por ex. Ibovespa).

E o Ibovespa não é que nem iPod ou iPhone, que tem a letra "i" minúscula.

Mas fora esses errinhos, acho que está bem dentro